Os alunos da Escola Básica da Cova da Piedade 1, puseram mãos à obra, para dar vida a esta campanha resolveram produzir PODCASTs relativos aos seus livros candidatos.
No passado dia 28 de janeiro tivemos na Escola Básica da Cova da Piedade 2, a primeira sessão de Filosofia para Crianças com a turma do 4ºA. A partir da obra "Perigoso" de Tim Warmes, refletimos e debatemos sobre o respeito/desrespeito, emoções, eu e o outro e o conhecido/desconhecido. Foi uma sessão fantástica.
A 17 de março, há eleições nacionais nas escolas que participam em Miúdos a Votos!. Escolhidos os livros que vão a votos, chegou a hora dos alunos defenderem perante os outros a obra que querem que ganhe. Há quem já tenha feito cartazes, há quem esteja a preparar programas de televisão, há quem pense em gravar tempos de antena para a rádio
Algumas escolas, professores e alunos já começaram a preparar a campanha eleitoral de Miúdos a Votos, uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, cujo objetivo é permitir aos alunos escolherem a história que mais gostaram de ler até hoje. Eleitos os livros que vão a votos por cada ciclo de ensino (as listas estão disponíveis aqui), chegou a altura dos alunos fazerem comícios, cartazes, programas de rádio e de televisão, sessões de esclarecimento, debates... Tu é que decides! A VISÃO Júnior cobrirá, na revista, no site e no Facebook, a campanha eleitoral nas escolas, tornando-a assim uma verdadeira campanha eleitoral nacional.
A Rádio Miúdos (www.radiomiudos.pt) transmitirá os tempos de antena da rádio.
Mais de 15 mil alunos propuseram títulos para integrarem as listas finais de 'Miúdos a Votos', uma eleição nacional dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses que vai decorrer a 17 de março nas escolas do ensino básico.
Foi exatamente 15 462 o o número de alunos, de 404 escolas, que participaram na primeira fase de 'Miúdos a Votos', uma iniciativa organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior. O objetivo é eleger, através de uma votação nacional, os livros preferidos das crianças e jovens portugueses, dando-lhes voz e levando-os a participar, de forma ativa, num processo em tudo semelhante a umas eleições políticas.
Nesta primeira fase, antecedida pelo recenseamento (ou seja, pela inscrição das escolas), os alunos propuseram os títulos que quiseram - e aqueles que reuniram um número mínimo de propostas (20) integram a lista agora divulgada. Tal como os candidatos a Presidente da República precisam de apresentar um número mínimo de assinaturas para a sua candidatura ser aceite (7 500 assinaturas), os livros tinham também de conseguir arrecadar um número mínimo de propostas (20). Os resultados foram apurados pela Pordata, parceira desta iniciativa.
Para entrar na lista final nacional, houve ainda mais dois requisitos, previstos no regulamento: os livros tinham obrigatoriamente de ter sido publicados (garantindo assim que todas as obras podem ser lidas por toda a gente) e tinham de ser livros individuais. Não foram por isso aceites as propostas que referiam apenas o nome de uma coleção de livros, em vez de um volume ou livro em particular.
Agora chegou a vez de os alunos fazerem campanha eleitoral pelo livro que querem que ganhe as eleições no dia 17 de março. Podem fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates… Tu é que decides: fala com os teus professores e entra em contato connosco. A VISÃO Júnior cobrirá, na revista, no site e no Facebook, o período da campanha eleitoral nas escolas, tornando-a assim uma verdadeira campanha eleitoral nacional. E a Rádio Miúdos dedicará também um espaço da sua programação a esta iniciativa.
Com que idade se pode votar? Como é eleito o Presidente da República? E o Primeiro-Ministro? Entretanto, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) responde a todas as perguntas e dúvidas sobre como funciona o processo eleitoral em Portugal, em: miudosavotos@cne.pt